sexta-feira, 29 de junho de 2012

Solenidade de São Pedro e São Paulo

 A solenidade de São Pedro e de São Paulo é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal. Já no século IV havia a tradição de, neste dia, celebrar três missas: a primeira na basílica de São Pedro, no Vaticano; a segunda na basílica de São Paulo Fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos apóstolos ficaram escondidas para fugir da profanação nos tempos difíceis. 
E mais: depois da Virgem Santíssima e de São João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo. 
Antigamente, julgava-se que o martírio dos dois apóstolos tinha ocorrido no mesmo dia e ano e que seria a data que hoje comemoramos. Porém o martírio de ambos deve ter ocorrido em ocasiões diferentes, com são Pedro, crucificado de cabeça para baixo, na colina Vaticana e são Paulo, decapitado, nas chamadas Três Fontes. Mas não há certeza quanto ao dia, nem quanto ao ano desses martírios. 
A morte de Pedro poderia ter ocorrido em 64, ano em que milhares de cristãos foram sacrificados após o incêndio de Roma, enquanto a de Paulo, no ano 67. Mas com certeza o martírio deles aconteceu em Roma, durante a perseguição de Nero. 
Há outras raízes ainda envolvendo a data. A festa seria a cristianização de um culto pagão a Remo e Rômulo, os mitológicos fundadores pagãos de Roma. São Pedro e são Paulo não fundaram a cidade, mas são considerados os "Pais de Roma". Embora não tenham sido os primeiros a pregar na capital do império, com seu sangue "fundaram" a Roma cristã. 
Os dois são considerados os pilares que sustentam a Igreja tanto por sua fé e pregação como pelo ardor e zelo missionários, sendo glorificados com a coroa do martírio, no final, como testemunhas do Mestre. 
São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro papa da Igreja. A ele Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja". São Pedro é o pastor do rebanho santo, é na sua pessoa e nos seus sucessores que temos o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade. 
São Paulo, que foi arrebatado para o colégio apostólico de Jesus Cristo na estrada de Damasco, como o instrumento eleito para levar o seu nome diante dos povos, é o maior missionário de todos os tempos, o advogado dos pagãos, o "Apóstolo dos Gentios". 
São Pedro e são Paulo, juntos, fizeram ressoar a mensagem do Evangelho no mundo inteiro e o farão para todo o sempre, porque assim quer o Mestre.

sábado, 23 de junho de 2012

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus


        SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU CONFIO EM VÓS
                                  
Nós celebramos esta grande Festa Litúrgica na Igreja, que nos leva a uma profundo culto a Deus, pois nos esclarece Santo Afonso de Ligório: "A devoção ao Coração de Jesus é a mais bela e a mais sólida do Cristianismo".
Esta devoção consiste no reconhecimento, entrega e dedicação ao amor de Jesus, manifestado no símbolo mais simples do amor, isto é coração. Podemos afirmar que esta devoção ao Coração Sagrado de Jesus fundamenta-se no Evangelho, neste encontramos a ação amorosa misericordiosa do Cristo, e nasceu na Cruz, do lado aberto de Jesus. Tornou-se popular a partir das manifestações visíveis do Senhor a Santa Margarida Alacoque, que inicialmente lhe disse: "Eis o Coração que tanto tem amado os homens e os cumulou de benefícios, e em resposta ao seu amor infinito, em vez de gratidão, encontra esquecimento, frieza e desprezo". 
Santa Margarida em meio as incompreensões e sofrimentos tornou-se a primeira mensageira do Sagrado Coração de Jesus, num tempo em que o Jansenismo do século XVII afastava o povo da recepção dos Sacramentos e desta forma, das experiência concretas do povo com o Amor de Deus. Vários Sumos Pontífices, como Leão XIII que consagrou no ano de Mundo ao Sagrado Coração de Jesus, manifestaram-se a favor desta devoção que se resume na Consagração e Reparação, desta forma compreendemos o testemunho do nosso Papa João Paulo II em 1980: "Na Festa do Sagrado Coração de Jesus, a Liturgia da Igreja concentra-se, com adoração e amor especial, em torno ao Mistério do Coração de Cristo. Quero hoje dirigir juntamente convosco o olhar dos nossos corações para o mistério desse Coração. Ele falou-me desde a minha juventude. Cada ano volto a este mistério no ritmo litúrgico do tempo da Igreja" 

sábado, 16 de junho de 2012

Imaculado Coração de Maria.

Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, ao vosso Coração Imaculado nos consagramos, em ato de plena entrega e doação ao Senhor.
Por vós seremos levados a Cristo, vosso Filho e unigênito de Deus, e por Ele e com Ele a seu Eterno Pai. Caminharemos à luz da fé, da esperança e do amor, para que o mundo creia que Cristo é o enviado do Pai. Caminharemos à luz da fé, da esperança e do amor, para que o mundo creia que Cristo é o enviado do Pai para nos transmitir a Sua palavra. E seremos nós os Seus enviados, a levar o Seu conhecimento e amor até os confins da Terra.
Assim, sob a maternal proteção do vosso Imaculado Coração, seremos um só povo com Cristo, conquistas de Sua morte e testemunhas da Sua Ressurreição. Virgem Mãe de Deus e Mãe nossa, ao vosso Coração Imaculado eu consagro a Tv Canção Nova e, com ela, toda a nossa Comunidade, cada um dos seus membros consagrados, a grande família Canção Nova para a qual somos destinados, e em especial, os nossos sócios colaboradores, que sustentam esta obra.
Coloco em vossas mãos todo o Sistema Canção Nova para que ele realize os desígnios de Deus e, assim prepare e apresse o triunfo do vosso Imaculado Coração.
Tornai-nos sob vossa proteção, defendei-nos dos perigos, ajudai-nos a vencer as tentações que nos solicitam para o mal e a conservar a pureza do nosso corpo e da nossa alma. Seja o vosso Coração Imaculado o nosso refúgio e o caminho que nos conduz a Deus.
Concedei-nos a graça de orar e nos sacrificar por amor a Jesus, pela conversão dos pecadores e em reparação dos pecados cometidos contra o vosso Imaculado Coração.
Por meio de vós e em união como Coração do vosso Divino Filho, queremos viver para a Santíssima Trindade, em quem cremos e a quem adoramos, esperamos e amamos.
Assim seja.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS .


OH ! SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO,
FAZEI O MEU CORAÇÃO SEMELHANTE AO VOSSO...
Dê-m um coração sensível ao teu amor,
Confiante na tua ação capaz de enfrentar a dor,
Dá-me um coração que busca sem limites, o teu divino amor,
Independente das situações que o cotidiano oferece...
Dá-me um coração aberto ao teu coração,
Que acolha as situações de meu cotidiano
Que saiba enxergar o teu amor em cada situação vivida...
Dá-me um coração semelhante ao teu,
Cheio de amor aos irmãos, sem preconceitos, sem ressentimentos, sem medo de amar,
Dá-me um coração capaz de semear o amor e que em tudo, busque reverenciar o teu coração e viver em tua misericórdia...
GRAÇA DO DIA:
Que o sagrado Coração de Jesus, Manso e Humilde, possa me dar um coração capaz de viver em tudo, em todas as situações de vida, com mansidão e sabedoria, os gestos e modos de vida de Jesus, como Jesus, em Jesus, por Jesus....
ENTREGA DO DIA:
Entrego Coração de Jesus Amoroso, toda a vida que me destes, com aqueles que me destes: Abençôe-os com seu Coração de Amor . Amém

sábado, 9 de junho de 2012

Bem-aventurado José de Anchieta



Nascido nas Ilhas Canárias, pertencente a uma grande família de 12 irmãos, o santo de hoje viveu no século XVI. 
Por motivos de estudo, foi enviado para Coimbra – Portugal, local onde teve o primeiro contato com a Companhia de Jesus e com o testemunho de São Francisco Xavier.
Muitas coisas o levaram a discernir seu chamado à vida religiosa, e aos 17 anos diante de uma imagem de Nossa Senhora, ele fazia o seu compromisso de abandonar tudo e servir a Deus.
Anchieta entrou na Companhia de Jesus em 1551, fez um noviciado exigente, e mesmo com a saúde frágil fez os seus votos de castidade, pobreza e obediência, em 1553. Neste mesmo ano foi enviado para o Brasil, e chegando na Terra de Santa Cruz ele pôde evangelizar. 
Ainda não era sacerdote. Estudava Filosofia, Teologia, e sempre evangelizando, dando aulas, indo ao encontro dos indígenas. Respeitava a cultura do povo, conheceu a língua Tupi-Guarani para melhor evangelizar.
Homem fiel à santa doutrina, à sua congregação e acima de tudo, fiel ao Espírito Santo. 
Esteve em diversos lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo, Bahia etc. Consumia-se na missão.
José de Anchieta é um modelo para todos os tempos, para uma nova evangelização no poder do Espírito Santo e com profundo respeito a quem nos acolhe, a quem é chamado também a ser inteiro de Jesus.


Bem-aventurado José de Anchieta, rogai por nós!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Novena do Imaculado Coração de Maria


Hoje, dia 08/06, inicia-se a novena na comunidade Imaculado Coração de Maria, no Jardim Guanabara II. Terá início ás 19:00 horas com o santo terço; 19:30 Celebração eucarística e após a missa, barraquinhas com lanches, leilões e muita música. Todos estão convidados. 
A festa será concluída sábado, dia 16/06.

Missa em ação de graças ao aniversário dos acólitos


 Procissão de entrada

 Hino de Louvor
 Primeira Leitura
 Salmo
 Segunda Leitura
 Evangelho
 Homilia
 Procissão das oferendas
 Oração Eucarística
 Consagração
 Comunhão
 Homenagem do Grupo Kyrie

 Palavra do coordenador titular Jéverton Pereira
 Palavra do Padre Clóvis para os acólitos
 Canto de parabéns para acólitos
 Entrega de lembrancinhas

No dia 03/06 foi celebrada a missa em ação de graças ao aniversário de 1 ano da fundação da Pastoral dos Acólitos. A missa foi celebrada na Comunidade Nossa Senhora das Graças, no Jardim Guanabara III, ás 20:00 horas, presidida pelo Padre Clóvis. Os acólitos presentes abrilhantaram a celebração, na qual foi muito solene e bem preparada.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ensaio para a missa dos acólitos








No dia 03/06, às 15:30 horas, foi realizado o ensaio para a missa em ação de graças ao aniversário de fundação da Pastoral dos Acólitos. O ensaio foi realizado na comunidade Nossa Senhora das Graças, no Jardim Guanabara III.

sábado, 2 de junho de 2012

Confraternização dos acólitos.

 Marcos, Gabriel, Felipe, Guilherme, Vinícius, Jéverton, André, Débora e Dara.
Acólitos Lucas, André Luis e José Raimundo

 Dara e Débora
 Coordenador Jéverton e acólitos Fabrício e Guilherme.
 Daniel, Jéverton, Fabrício, Guilherme e Isabela
 Coordenador Jéverton Pereira e acólito Guilherme
 Raíssa, Dara e Larissa
Raíssa, José Raimundo, André Luis e Larissa
No dia 02/06, o grupo confraternizou-se na pizzaria, comemorando o aniversário de 1 ano da fundação de nossa Pastoral. Foi um encontro muito alegre, divertido. Se fez presentes os acólitos Guilherme, Fabrício, Marcos, André, Lucas, Felipe, Gabriel Barbosa, Gabriel Do Carmo, Raissa, José Raimundo, Vinícius, Isabela, Dara, Débora, Larissa, Ana Paula e os coordenadores Jéverton e Daniel.

CONVITE


Aniversário do Abençoado Fabricio Rodrigues.


 Fabricio com Convidados.
 Fabricio
 Vinicius,Guilherme,Jéverton,Fabricio e Tatielli.
 Jéverton e Fabricio



 Família Reunida.
Convidados.